SABEDORIA INDIANA
"Só quando a última árvore tiver sido removida, o último rio envenenado,
o último peixe pescado e o último índio expulso,
vocês descobrirão que se destruiram a si próprios".
Cortar e queimar na Amazônia
Desenvolvimento de 2010 a 2021 - cada um no dia 5 de setembro, o dia oficial da Amazônia. Razões para a mudança climática tornadas visíveis. A destruição da floresta primitiva registrada pelos satélites da NASA.
"A floresta tropical precisa de pelo menos cem anos para se recuperar"
Publicação da revista "Der Spiegel" de Julia Köppe, 2019
Os incêndios devastadores na floresta tropical amazônica colocam em perigo todo o ecossistema. O ecossistema, enfraquecido pelo desmatamento e pela mudança climática, está ameaçado de colapso. (...)
Desmatamento e incêndio florestal
O pulmão verde está em chamas
A floresta tropical no Brasil é a maior do mundo - mas está diminuindo: entre Agosto de 2019 e Julho de 2020, um total de 11.088 quilometros quadrados de selva foram destruídos na região amazônica pelo desmatamento e exploração de ouro, segundo a agência Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE, com base em imagens de satélite. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a redução das florestas em 2020 aumentou 9,5% devido ao desflorestamento. A área desmatada é maior do que a Jamaica.
A floresta tropical amazônica é considerada o "pulmão verde" da Terra, e porisso, é extremamente importante para o clima do mundo.
Os ativistas advertiram que 2020 seria o ano mais destrutivo para a floresta tropical brasileira: Fauna e flora a caminho da sua destruição em uma escala extraordinária.




Para além da desflorestação e do envenenamento dos rios, como o mapa mostra claramente, enormes áreas em toda a Amazónia (em vermelho) estão a ser destruídas com pesticidas do ar - semelhantes aos da Guerra do Vietname - a fim de obter terras aráveis para soja ou gado. Isto significa que estes pesticidas também entram no ciclo alimentar global. Assim, eles também chegam até nós. Já para não falar da destruição do habitat dos povos que vivem nestas áreas.
Plantação de Soja
A produção de soja ameaça a selva brasileira
Tofu, leite de soja e molho de soja:
80% do grão cobiçado é transformado em ração barata para animais.
De 2000 a 2010, 24 milhões de hectares de terra na América do Sul tornaram-se terra arável através de queimadas e desflorestamento. Destroe-se o solo e a àgua é contaminada.

Garimpeiros
Garimpeiros ilegais destroem a floresta tropical em busca do ouro.

Ao longo das estradas e rios que atravessam a floresta tropical, aparecem manchas lamacentas: minas de ouro ilegais. Todos os dias, centenas de garinpeiros partem em busca de ouro - a vida quotidiana na maior floresta tropical do mundo. Outra razão para a destruição sistemática da floresta tropical.