Povos Indígenas

„Se você identificou um problema e não fez nada para o resolver,
é você mesmo parte do problema.“

SITUAÇÃO ATUAL

320 povos indígenas vivem em harmonia com a natureza

Os índios da Amazônia conhecem sua floresta tropical. Eles só retiram da natureza o que precisam para viver. Mas garimpeiros de ouro e os grandes proprietários de terras estão explorando cada vez mais a Amazônia. Em busca de terra cultivável ou ouro, eles penetram cada vez mais nos territórios indígenas, destruindo assim a existência dos povos indígenas do Brasil.Os povos indigenas da Amazônia conhecem sua floresta tropical. Eles retiram da natureza apenas o que precisam para viver. Mas garimpeiros e grandes proprietários de terras estão explorando a Amazônia cada vez mais. Em busca de terras cultiváveis ou de ouro, eles estão penetrando cada vez mais nos territórios indígenas, ameaçando a existência dos povos indígenas do Brasil.

Cerca de 320 povos indígenas diferentes vivem na Amazônia. Esses povos precisam da natureza porque ela lhes dá tudo o que precisam para viver. A floresta não só lhes fornece alimentos, lenha para fazer fogo e material de construção, mas também oferece muitos medicamentos com suas numerosas plantas medicinais. Se a floresta tropical amazônica for destruída, esses povos indígenas perderão seu sustento.
... e nós também seremos destruídos lentamente, porque a floresta tropical é também nosso sustento: A Amazônia desempenha um papel essencial na captura de carbono.

Tribo indígena Kral Kalapalo da região do Xingu


HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL

marcado pela brutalidade, escravidão, violência, doenças e homicídio


 

Há 500 anos, o encontro com os europeus marcou uma ruptura cultural e um declínio drástico da população. Na virada do século XX, restavam apenas 100 000 indígenas. Hoje, a população é estimada em 800.000 em todo o Brasil. Esse aumento populacional não significa que os problemas tenham desaparecido. A perda de terras indígenas, a agressão a que são submetidos e as pressões políticas e econômicas são ameaças sempre presentes...
Em 1988, a Constituição brasileira concedeu direitos aos povos indígenas. Hoje, muitos políticos apoiados pelos grandes proprietários de terras querem mudar a lei em detrimento dos indígenas.

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL
A história dos povos indígenas na Amzônia começa há pelo menos 13.000 anos. Ao longo dos séculos, esses povos moldaram as florestas e domesticaram dezenas de plantas.


LOCALIZAÇÃO E ÁREAS CULTURAIS

Classificação das etinias indígenas


 

Os objetos da presente coleção provêm de 7 dessas 11 áreas:

    1. Norte da Amazônia
    2. Juruá-Purus
    3. Tapajós-Madeira
    4. Alto Xingu
    5. Tocantins-Xingu
    6. Pindaré-Gurupi
    7. Vale do Javari

Os etnias indígenas foram classificados de várias maneiras. Desde os anos 20 e 30, a classificação de acordo com as áreas culturais, como recomendado pelos etnólogos americanos Wissler, Kroeber, Murdock e Steward, tem sido comum. Em 1097, Eduardo Galvão estabeleceu as 11 áreas. O fato de pertencer a uma família linguística também é um fator de classificação de diferentes grupos étnicos. No Brasil, há mais de 180 línguas indígenas.
Aéras culturais:

  • Amazônia Norte
  • Juruá-Purus
  • Guaporé
  • Tapajós-Madeira
  • Alto Xingu
  • Tocantins-Xingu
  • Pindaré-Gurupi
  • Paraguay
  • Paraná
  • Tieté-Uruguay
  • Nordeste

FUTURO E DESAFIO

Grandes desafios pela frente para garantir o futuro da Amazônia

O desafio mais importante para o futuro da Amazônia provavelmente será explorar seus recursos naturais de forma sustentável, ou seja, sem destruir o meio ambiente. Por exemplo, com o replantio de árvores. A população amazônica do Brasil é de 30 milhões de pessoas. Mais de 60% vivem em cidades. Portanto, o planejamento econômico é essencial para evitar a marginalização de parte dessa população. Ao longo da história, os povos indígenas nos mostraram que é possível viver em grandes cidades. Chegou a hora de envolver os indígenas na gestão da Amazônia.


 

Nota


"Temos usado deliberadamente a palavra "índio" ao lado do termo "povos indígenas" em todo o site. Ainda somos de opinião que este antigo termo também se tornou tão estabelecido internacionalmente que não deve de forma alguma ser visto aqui como racista ou pejorativo. Pelo contrário, a importância deste povo é mais uma vez sublinhada por esta expressão".

 

Nota


"Temos usado deliberadamente a palavra "índio" ao lado do termo "povos indígenas" em todo o site. Ainda somos de opinião que este antigo termo também se tornou tão estabelecido internacionalmente que não deve de forma alguma ser visto aqui como racista ou pejorativo. Pelo contrário, a importância deste povo é mais uma vez sublinhada por esta expressão".