
„NEKREI“
... a „honra e bens hereditários“
Arte Plumária dos Índios do Brasil
Acervo da Familia Pavel
As peças da exposição são exclusivamente objetos de arte indígenas pós-colonial da vida quotidiana de vários grupos étnicos da região da Amazônia do Brasil. As peças são expostas com permissão da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) em Brasília. Todos os objetos foram adquiridos ao longo dos anos pela família Pavel ou presenteados pelos próprios índios. A coleção é propriedade da Fundação Pavel no Brasil e foi colocada à disposição da "Nekrei..." e.V. por empréstimo.
„NEKREI“ é uma das poucas - talvez a única – exposição permanente na Europa que apresenta a cultura dos povos indígenas em tão completa plenitude. O seu objetivo é documentar a rica diversidade das culturas indígenas do Brasil e ajudar a preservar essas culturas.
Todas as penas usadas pelos povos indígenas para suas jóias e rituais vêm de aves que tiveram suas penas arrancadas. Somente raramente de aves que foram abatidas. Estas últimas são exclusivamente espécies de aves que não estão ameaçadas de extinção e ainda ocorrem ali em grandes bandos.
Por que esta exposição?
„Esta exposição tem o objetivo de nos manter todos alerta, de nos sacudir repetidamente, de nos conscientizar da situação precária e de nos lembrar constantemente: Todos nós - não importa onde estejamos neste mundo queremos sobreviver. Por isso, esta exposição deve ser mais do que apenas uma exposição normal que você visita e vai para casa satisfeito e feliz. Não, trata-se de uma exposição que, através da beleza dos objetos indígenas e sua lenta destruição, chama a atenção para a situação do Brasil na Amazônia no que diz respeito ao nosso clima no mundo. Para apontar o que se tornou uma situação dramática e frágil para todos nós. Para mostrar como as pessoas locais já estão sofrendo antes de nossas vidas e a prosperidade também são ainda mais destruídas pela catástrofe climática.
A floresta tropical não é o pulmão do mundo, mas o dispositivo de ventilação para todos nós, como Eckart von Hirschhausen a chamou apropriadamente. E acrescento: o rio Amazonas não é apenas uma de nossas veias, é a artéria de todos nós. Com esta exposição queremos tornar esta catástrofe global iminente, usando o exemplo da região amazônica e sua população indígena: Para nossas crianças, para que tenham chance de sobrevivência.
É por isso que esta exposição foi criada por ocasião do 125º aniversário da nossa empresa!“
Klaus Pavel
Cônsul Honorário do Brasil
Arte Plumária
A arte plumária brasileira tem sobrevivido até hoje apesar da aculturação e destruição da floresta. Todas as etnias que apreciam o valor decorativo das penas atribuem-lhes não só significados estéticos mas também vários significados simbólicos. Só através da compreensão do contexto cultural é que estes podem ser decifrados.
De acordo com a sua função, as obras de pena podem ser divididas em dois um grupo se refere ao sistema de símbolos sociais tais como idade, sexo, posição e afiliação tribal.
Enquanto o outro aponta para o sistema ideológico que mostra a ligação entre mito, ritual, magia e a atividade do xamã.


MÁSCARAS
No contexto mágico-religioso, as máscaras representam figuras ancestrais, espíritos guardiães das florestas, do mundo animal e do ambiente natural. Incorporam as forças boas e más que habitam o universo indígena. As máscaras são como estátuas que se movimentam estimuladas pelo rítimo da música e da dança. Eles criam dinâmicas em um ritual mágico-religioso. Através das máscaras, os espíritos dos antepassados e os heróis da cultura tribal se expressam. Durante a dança, o mascarado assume o papel do espírito que representa e transmite a sua mensagem à comunidade.
ESCULTURAS
Muitos artistas ficaram entusiasmados com a diversidade de formas e materiais; outros ficaram fascinados com a clareza da visão do mundo transmitida pelos mitos exóticos. Dentre estes últimos - incluindo Gaugin -muitos não conseguiram realmente compreender os mistérios fundamentais da arte tribal.


TECELAGEM
A arte de tecer, provavelmente a arte mais antiga da humanidade, está muito desenvolvida entre os povos indigenas do Brasil. As matérias-primas utilizadas para a tecelagem são principalmente, o algodão e fibras vegetais.
FERRAMENTAS + ARMAS
As armas de caça e de guerra dos povos indígenas também eram diferentes. Na região em que viviam, a caça e os materiais que ali se encontravam desempenharam um papel decisivo na construção das suas armas de caça e de guerra. Dependendo da utilização é feita uma distinção entre armas de curto e de longo alcance. As lendárias armas de longa distância são o arco e flecha, a zarabantana com flechas envenenadas e a lança. As armas de curto alcance do povo indígena brasileiro são, por exemplo, a faca, a lança ou o taco.

