
„Saudade“
A idéia – a origem da idéia da exposição
Saudade,
melancolia e saudade de casa
KLAUS PAVEL
KLAUS PAVEL
„Meu nome é Klaus Pavel.
Nasci em Berlim, sou empresário em Aachen e sou Cônsul do Brasil há 35 anos“.
„Nossa família migrou para o Brasil após a guerra. Vivemos lá por muitos anos. Foi assim que fiquei profundamente ligado ao país e entrei em contato com a cultura indígena pela primeira vez. Eu amo este país e seu povo. O Brasil é, digamos assim, minha terceira casa depois de Berlim e Aachen.
Saudade, melancolia e saudades de casa me levam de volta pra lá“

A fábrica principal da RNA em Aachen (com 7 subsidiárias de fabricação na União Europeia e no Reino Unido)
125 anos da Rheinnadel e 50 anos da Rhein Nadel Automation (RNA)
Em 1956, a família voltou para a Alemanha e acabou chegando a Aachen por acaso. Aqui, após meus estudos na RWTH e alguns anos de viagens profissionais em nosso grupo de empresas que meu pai havia adquirido após seu retorno do Brasil, fundei e construí a empresa Rhein Nadel Automation (RNA). Após 50 anos, ela é a maior empresa do mundo na área de manuseio automatizado de peças de trabalho, com 8 fábricas, quatro das quais em outros países europeus.
Em 2023, a empresa matriz Rhein Nadel comemorou seu 125º aniversário e a subsidiária RNA seu 50º aniversário. Esse foi o principal motivo para essa exposição.
Envolver-se socialmente, culturalmente ou com a comunidade - também aprendemos isso ao longo de nossas vidas: uma obrigação para todo empresário, especialmente para alguém que quase sempre teve permissão para estar no lado bom da vida.

Coleção de 150 objetos
A estadia no Brasil deixou sua marca em mim. Muitos deles foram compilados no catálogo Nekrei pelo Prof. Boglar (*1929 | +2004) - um conhecedor da cena - e descritos em três idiomas. Em 1998, por ocasião do 100º aniversário da primeira empresa do nosso grupo, exibi pela primeira vez alguns objetos desta cultura no Ludwig Forum Aachen.
Como a Fundação Pavel no Brasil também cuida de muitas crianças de origem indígena, toda a coleção foi doada para a Fundação Pavel no Brasil. Ela agora a colocou à disposição da "Nekrei" e.V. e do Consulado Honorário em Aachen como um empréstimo.
Os etnólogos Luis Burgla, Serge Geraud e Werner Hammer ajudaram a planejar e projetar a exposição. Seu conhecimento etnológico os levou, em seus primeiros anos, a expedições de vários anos aos povos indígenas da Amazônia. Assim, eles se tornaram bons conhecedores das culturas indígenas do Brasil. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos eles, bem como a Andreas Petzold (proprietário da galeria), Costas Leventakos (Museu Suermond) e Heiko Fuß (Recom, execução técnica) por sua colaboração na concepção da exposição.

Índios "Xingu" como
convidados em Aachen
„Naquela época, por ocasião da exposição no Museu Ludwig, estava presente também um índio da etnia "Xingu", esteve pela primeira vez na Europa aqui em Aachen. Saiu de sua aldeia no meio da selva, atravessando a Amazônia, até o avião diretamente para Aachen. Inacreditável, pelo menos naquela época. Como presente de despedida, ele me deu seu endereço pessoal. Desde então, tenho estado sempre em contato com ele. Como o celular chegaou até aos índios, ele me liga de vez em quando. Uma amizade especial se estabeleceu em um mundo completamente diferente. Infelizmente, eu perdi a oportunidade de aceitar seu convite para conhecer sua aldeia Kral no meio da selva. Lamento muito isso hoje!“
„Tudo isto levou à minha decisão de fundar a associação "NEKREI" em 2019 a fim de tornar a minha coleção privada acessível ao público numa exposição permanente creio que esta é uma exposição muito especial, talvez única que mostra uma variedade de diferentes objetos indígenas da região amazônica. Desde que o museu antropológico do Rio de Janeiro incendiou há anos, esta exposição tem um significado especial.
A exposição, que foi aberta ao público pela primeira vez em 2023, por ocasião do 125º aniversário da nossa empresa RHEINNADEL GmbH, está localizada nas instalações da empresa, em meus antigos escritórios, que foram redesenhados de acordo. Aqui, a saudade de casa, a aventura, o empreendedorismo e a curiosidade se misturam de uma maneira muito especial para criar uma atmosfera especial de melancolia e saudade e nos levar a um mundo completamente diferente. Todos os objetos em exposição são objetos cotidianos dos tempos modernos, como ainda são usados hoje, são propriedade de uma fundação no Brasil e foram disponibilizados para nós por empréstimo.
"Com esta exposição, queremos também dar uma pequena contribuição para a vida cultural da cidade de Aachen. Espero ter conseguido fazê-lo com esta exposição“.
"Nekrei" também apoia a nossa causa: as crianças no Brasil.

Pavel Children Foundation
A Pavel Children Foundation (PCF) foi fundada pela família Pavel em 2018 sob a égide e administrada pela organização missionária infantil "Die Sternsinger" (Cantores da Estrela). Além disso, existe a FUNDAÇÃO PAVEL no Brasil, uma fundação brasileira que foi criada em 1992 por ideia de Gudrun, Klaus Pavel e Iva Carvalho Engels no norte do Brasil. O objetivo era assumir a responsabilidade social nas áreas mais pobres do país.
A exposição Nekrei pretende ser uma pequena contribuição para a Fundação Pavel no Brasil na qual temos mais de 50 empregados e voluntários que atemdem a crianças e adolescentes carentes do município de Barão de Grajaú – MA. Além de crianças de diferentes grupos étnicos de povos indígenas do Brasil.
A tarefa da Associação Nekrei e a „Cantores da Estrela“ é administrar a Fundação Pavel e assegurar que o projeto seja também apoiado financeiramente a fim de conduzir a Fundação Pavel à independência a médio prazo.
O projeto com todas as suas diversas atividades tornou-se o centro da pequena cidade de Barão de Grajaú no estado do Maranhão, com 20 mil habitantes. Uma história de sucesso social que o Papa Francisco também conheceu e convidou a família Pavel para uma audiência em Roma.
A cultura indígena também é mantida com as crianças e jovens da PCF, por exemplo, com a dança folclórica do estado do Maranhão, "Bumba meu Boi". As roupas tradicional são confeccionadas pelos próprios jovens do projeto.


WWF - Alemanha
O Cônsul Honorário Klaus Pavel é membro fundador da WWF. A WWF também fez da proteção da natureza a sua missão e está assim estreitamente ligada aos povos indígenas da região amazônica, a fim de preservar espécies e ecossistemas ameaçados. Com 2,1 milhões de quilometros quadrados, a floresta tropical amazônica 15 vezes maior que a Alemanha. E com os seus 340 grupos étnicos e 2,6 milhões de pessoas, precisa urgentemente de proteção para sobreviver.
O nosso planeta também precisa da floresta tropical para sobreviver. A exposição reflete a beleza única desta região e a cultura das tradições de milhares de anos dos seus habitantes. É por isso que a WWF também se apresenta com imagens de videos. Com esta contribuição, queremos chamar a atenção para a beleza especial da fauna e flora únicas da região e a necessidade absoluta da sobrevivência dos povos indígenas.


Museu do Índio - Funai
A Funai é uma fundação governamental brasileira criada especificamente para proteger os povos indígenas do Brasil. O Museu do Índio é apoiador da exposição NEKREI com permisão expressa. A Funai tem como objetivo assegurar que os direitos dos povos indígenas sejam respeitados de acordo com a Constituição Brasileira de 1988 e o Estatuto do Índio Brasileiro.
Agradecemos também a essas personalidades por seu apoio.

David
Garrett
Músico
"Arte e cultura significam tudo para mim. Eles são a base da minha vida. O mesmo vale para nosso meio ambiente com sua flora e fauna.
Protegê-la e preservá-la para nossos filhos é a maior responsabilidade de nossa geração.
Portanto, é uma questão do meu coração apoiar a iniciativa da família Pavel em seu maravilhoso projeto".

Dr. Eckart
v. Hirschhausen
Médico, jornalista científico e fundador da Healthy Earth-Healthy People Foundation
"Klaus Pavel me convenceu com seu amor pelo povo do Brasil e seu compromisso com a arte, a cultura e os direitos dos povos indígenas. A floresta tropical amazônica não é o "pulmão" da terra - é o respirador de todos nós! O corte e a queima que continuam todos os dias é um crime contra a humanidade e as gerações futuras. E enquanto uma árvore com raízes e folhas não valer mais para nós do que uma que seja cortada em tábuas ou incendiada para ração de curto prazo para a produção de carne, este crime continuará. As pessoas saudáveis só existem em uma terra saudável. E a proteção das florestas tropicais somente junto com as pessoas que nelas vivem. Para isso, é necessário apoio internacional. É o que a Fundação Pavel e a exposição Nekrei defendem. Por favor, dê uma olhada. Veja. E agir".

Orquestra Filarmônica de Berlim
Os 12 violoncelistas
A diversidade de pessoas e culturas que nós, como músicos viajantes, reencontramos, aumenta nossa consciência de como tratamos a natureza e nosso meio ambiente. Tendo em vista a destruição da floresta tropical e as conseqüências catastróficas resultantes para a população indígena, mas também para todos nós, saudamos a iniciativa tomada aqui, que temos o prazer de apoiar. A exposição "NEKREI" mostra a extensão deste desenvolvimento problemático através de imagens coloridas e autênticas da região amazônica e seu povo.

A associação Nekrei e.V.
Para o benefício de seus filhos e netos, apoie a região amazônica e seus habitantes.
A exposição permanente "Nekrei" faz parte da associação Nekrei e.V., que foi fundada em Aachen, em 17 de junho de 2019. É baseado em uma coleção de jóias e esculturas de penas pós-coloniais da região amazônica. Esta coleção foi mostrada pela primeira vez com grande sucesso em 1998 no Fórum Ludwig em Aachen. Construído sobre esta coleção, que desde então foi ampliada, o museu foi estabelecido nas instalações da Rheinnadel GmbH em Aachen, no antigo prédio da administração da fábrica de agulhas, onde todos estes objetos estão agora em exposição permanente. Com esta exposição queremos mostrar ao maior número possível de pessoas da região e além da beleza da região amazônica e ao mesmo tempo deixar claro qual a destruição que está ocorrendo atualmente ali. "Nekrei" também tem o objetivo de mostrar como os brasileiros originais do país estão sofrendo com esta destruição da natureza. Tudo isso tem um impacto sobre nós aqui na Europa na forma de desastres climáticos e envenenamento de alguns alimentos básicos exportados pelo Brasil.
A exposição foi inaugurada oficialmente em setembro de 2023. A associação está aberta a qualquer pessoa que deseje contribuir para o clima. A filiação não está associada a nenhuma obrigação e pode ser cancelada a qualquer momento no final do mês. As receitas serão utilizadas principalmente para o atendimento médico da população indígena local, que resiste veementemente à destruição de seu habitat.
Como se tornar um membro da Nekrei e.V.
Se você quiser contribuir para a sobrevivência da população indígena na região amazônica do Brasil e para a preservação de seu habitat e assim contrariar a destruição de enormes áreas de terra - também para a sobrevivência das futuras gerações em todo o mundo -,
dentão simplesmente nos envie de volta o pedido de adesão assinado. Entraremos em contato com você imediatamente. Ficaria muito satisfeito se você também fizesse uma contribuição tão pequena - para o benefício de seus filhos e netos.
Obrigado do fundo do meu coração.
Abraço
Cônsul Klaus Pavel